Seja bem vindo, você é o visitante nº

2 de novembro de 2009

Gira a Povo de Mina e Boiadeiro



O Templo de Umbanda Olhos de Lince realizou no último dia 31 de Outubro uma gira em homenagem ao Povo de Mina e Boiadeiros.
A Gira teve início as 17:00 h e foi aberta com os Caboclos. Comandada pelo entidade chefe da casa, o Cacique Águia Branca, todos os caboclos da casa estavam em terra, onde realizaram um bate folhas na assistência e em todos os médiuns da casa.
O ritual de bate folhas é um ritual de limpeza e que é utilizada o Peregum.
Após os Caboclos tivemos então início a parte bem esperada por todos os membros da casa, já que estava sendo realizada pela primeira vez a gira em homenagem a esses seres tão importantes e de magia muito grande.
Nossos Ogans Anderson e Thiago deram então o ponta pé inicial aos cânticos dessas entidades e para abrir a gira tivemos a presença do boiadeiro do nosso dirigente, Zé Boiada do Codó.
A Cambona Shaula Cunha, leu um belo texto escrito pelo nosso dirigente Filipe Cunha, onde era prestada uma homenagem ao seu Zé Boiada que por tanto tempo está ao lado dele.
Com suas belas palavras seu Zé Boiada recebeu a todos que estavam na assistência, assim como os membros da casa.
Ainda bem no começo da gira foram chamados os outros boiadeiros das filhas borizadas e a grande homenagem estava pronta.
Foram cantados pontos de grande vibração e que fizeram todos vibrarem na mesma sintonia.
E como não podíamos deixar passar em branco, foram chamados os baianos e baianas, mineiros e todo o povo de mina para estar ali ao nosso lado.
Para fechar a festa, tivemos a presença de nosso grande amigo espiritual, Seu Mané Parangolá.
Seu Mané Parangolá é um falangeiro da linha de Iemanjá que trabalha como nosso dirigente a 3 anos.
Junto com ele também foi chamada uma entidade de nossa irmã Jaqueline Coutinho. Essa entidade ainda não deu nome e acreditamos que também seja uma falangeira da linha de nossa mãe Iemanjá.
Junto de nossos Ogans foram feitos alguns “Maruás”. Maruá é uma espécie de rimas muito utilizada por essas entidades, que nos divertem bastante com seriedade e amor pela Umbanda.
Salve o Povo de Mina... Salve os Boiadeiros!!!
Fábio Santhiago – Cambono do Templo de Umbanda Olhos de Lince.