Seja bem vindo, você é o visitante nº

28 de março de 2010

O APAGÃO DO BEM

Aconteceu no dia 27 de Março, último Sábado o chamado “Apagão do Bem”. Durante 1 hora várias cidades e países uniram-se ao movimento “ A Hora do Planeta” ação que durou  1 hora foi um alerta ao aquecimento global.

Clique no link e seja direcionado ao site do jornal O Globo e saiba mais como foi esse movimento que teve o Rio de Janeiro como sede em nosso país.

Boa leitura!

27 de março de 2010

HORA DO PLANETA

Nós apoiamos e vamos entrar nessa!

No próximo Sábado, dia 27/03 vamos apagar nossas luzes as 20h 30 e deixar apagadas por 1 hora.

É pessoal, é a favor do nosso planta e contra o aquecimento global.

Por isso não esqueça… vamos nos juntar, divulguem para seus amigos e peça que faça isso também.

Vamos nos conscientizar!

 

!cid_ii_127978ac52c42196

O Templo de Umbanda Olhos de Lince apoioa essa idéia!

21 de março de 2010

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE A POMBA GIRA DA FIGUEIRA

pombagira

As pombas Giras que atuam como Pombas Giras da Figueira são espíritos femininos que viveram encarnações como sacerdotisas ou seguidoras dos antigos cultos pagãos, onde se cultuava A DEUSA OU GRANDE MÃE.
Naturalmente que muitos desses espíritos, ainda nessas encarnações converteram-se a nova fé professada e institucionalizada como única e verdadeira, onde a figura divina feminina fora substituída pela figura divina masculina. Entretanto a maioria dessas "CONVERSÕES" foi obtida pela força do sangue derramado nas mais terríveis torturas, e as mulheres convictas em suas crenças e fortes o suficiente para bancarem o custo de serem quem era, não aderiram à nova fé, e o resultado, todos nós sabemos qual: A FOGUEIRA. Muitas dessas fogueiras eram feitas com pedaços de madeira da ÁRVORE MÃE DOS FIGOS, A FIGUEIRA. DEVIDO À PARÁBOLA BÍBLICA EM QUE JESUS CONDENA A FIGUEIRA QUE NÃO DEU FRUTOS. NUMA INTERPRETAÇÃO SIMPLISTA, O POVO ASSOCIOU A FIGUEIRA A ALGO AMALDIÇOADO POR SI SÓ, E NÃO METAFORICAMENTE, COMO ERA A INTENÇÃO DE JESUS, LOGO ERA A ÁRVORE PERFEITA, PARA ENFORCAMENTOS OU A LENHA PERFEITA PARA AS FOGUEIRAS, ÀS QUAIS ERAM DESTINO DOS HEREGES.
O feminino telúrico, hormonal, sensível e intuitivo era análogo ao incompreensível, à Lua, à Lilith, à serpente, ao próprio instrumento de tentação lasciva usado por Satanás. E deveria ser exorcizado e domesticado. Assim as mulheres perderam seu espaço e seu respeito. tinham que exercer suas crenças de modo velado, escondido até de seus maridos e filhos. Não podiam mais usar publicamente seus conhecimentos ancestrais sobre "magia natural". Se curavam a cólica de uma criança com o uso de erva doce, era obra do diabo; se curavam uma insonia com uso de valeriana, era obra do diabo; se obtivessem qualquer benefício para quem quer que seja com o uso de suas orações, mantras ou infusões, eram consideradas feiticeiras do demonio.

Se exerciam sua sexualidade de modo pleno, eram também consideradas pecadoras. Enfim, nada lhes era permitido, exceto a função passiva e cordata de filha, esposa e mãe.
Os espíritos que trabalham como Pombas Giras e atuam na VIBRAÇÃO DA FIGUEIRA, teem em comum as experiências como sacerdotisas, feiticeiras, curandeiras. Sendo que a vivência dos conflitos religiosos também sempre esteve presente. E usam esses conhecimentos em benefício dos que as procuram.
Não quero dizer que todos esses espíritos tenham alto grau de conhecimento e que todos sejam eruditos, isso se dá com as Guardiãs de hierarquia.
Existem Maria Mulambo da Figueira, da falange Maria Mulambo
Maria Padilha da Figueira, da falange Maria Padilha entre outras.
Com evolução da Umbanda, também no astral, logo POMBA GIRA DA FIGUEIRA irá consolidar-se como uma nova falange, deixando de ser apenas uma função.
As Pombas Giras da Figueira teem uma ampla atuação magística e são muito procuradas por outras Guardiãs para aconselhamentos e auxílio nas resoluções complexas que envolvam a quebra de magias negras.
Não costumam trabalhar diretamente na captura e vigilância de espíritos trevosos, como as Pombas Giras de Dona Rosa Caveira; ou na vigilância de espíritos em recuperação, como as Pombas Giras do Lodo.
Mas são presença constante em Terreiros, ainda que façam pouco uso da incorporação.
Esses espíritos de sacerdotisas que optaram pelo trabalho dentro da Lei de Umbanda, antes da mesma, exerciam suas funções em outros cultos contemporaneos, oriundos do culto à Grande Mãe,onde muitos outros espíritos ainda permanecem.

Nossas mestras nas artes magísticas, tem ocupado papel crescente entre os novos médiuns magistas, através de ritos, práticas, ensinamentos teóricos, revelações literárias e somam grande força na Lei de Umbanda, pelo triunfo da Luz sobre as trevas.
Seus pedidos atendem amor, saúde, prosperidade.
SAUDAMOS TODAS AS MESTRAS GUARDIÃS DA FIGUEIRA!
CLAUDIA BAIBICH

18 de março de 2010

Templo de umbanda oferece passe para cachorro e gato

Donos dos animais apoiam a iniciativa

Sérgio Bento
Agência BOM DIA


O templo de umbanda Cacique Thunan ofereceu na tarde deste sábado uma atividade inusitada: o passe espiritual em cães e gatos.
A pintcher Jully,  8 anos, estava lá. “Ela anda  agressiva, inclusive com pessoal de casa. Por isso resolvi experimentar esse tratamento espiritual”, diz  a balconista Antonia Lopes, 49 anos. Belinha, 3, filha de Jully, também  foi atendida.

passe em animais

O sacerdote Ricardo Barreira, que incorpora a entidade Pai Cipriano, diz que o passe ajuda a dissipar as energias que afetam  negativamente a parte física e emocional dos animais.
A aposentada Nair Ferreira, 65 anos, disse que já havia submetido Angel, uma collie de 8 anos, ao passe e gostou do resultado. “Ela tem diabetes e vivia amuada, sem se alimentar direito. Após uma sessão, percebi melhora”, revela a aposentada. O templo orienta, no entanto, que cachorros continuem tratamento convencional com veterinários. A próxima sessão será em 3 de abril e também contemplará outros animais de estimação.

17 de março de 2010

CENSO 2010 - DIGA SOU 1 UMBANDISTA

Pessoal, é em Agosto o Censo e agora teremos novos itens e uma delas é a prática religiosa.

É muito importante a nossa sinceridade nessa pesquisa.

Caso você Umbandista seja entrevistado, utilize-se de toda a sinceridade possível.

Como diz o slogan: LIBERDADE E IDENTIDADE RELIGIOSA: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA

censo2010

16 de março de 2010

"Tinha medo e dormia com a luz acesa", diz Ângelo Antônio

Em entrevista ao site terra, Angelô Antônio que vive Chico Chavier no cinema com estréia para o dia 02 de Abril, fala um pouco do antes e depois de fazer o filme.

Nessa entrevista ele fala da expectativa de estréia do filme, religião e mais outas coisas que vale muito a pena ser lido.

Clique na foto abaixo e seja direcionado para essa bela entrevista.

DIA  02 DE ABRIL - CHICO XAVIER - Um filme de Daniel Filho e com um super elenco.

Chico Xavier

11 de março de 2010

O Dia de Oxum passou a ser considerado patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

A determinação é da Lei 5.650/10, sancionada pelo governador Sérgio Cabral e publicada no Diário Oficial do Poder Executivo desta sexta-feira (5).
A data, comemorada anualmente no dia 8 de dezembro, reverencia a figura de um orixá dos cultos afrobrasileiros.
De autoria do deputado Átila Nunes (PSL), a nova norma determina que os festejos deverão ser programados e realizados pelas secretarias de Turismo e Ciência e Cultura e incluídos no calendário oficial e turístico do Estado.
- A finalidade principal desta lei é reconhecer, oficialmente, essa manifestação religiosa realizada há mais de 300 anos em nossa cidade, trazida pelos afro descendentes que aqui chegaram como escravos, trazendo suas tradições e cultura. É um patrimônio vivo, dinâmico e um bem cultural intangível do povo fluminense.
Segundo Átila Nunes*, Oxum controla a fecundidade.
- A maternidade é sua grande força. O orixá ama as crianças, protege a vida e tem funções de cura. É também a orixá do ouro, riqueza e do amor, se destacando pela jovialidade e beleza.
Átila Nunes é autor de vários projetos de lei tornando os orixás em patrimônios imateriais, como Nanã (também aprovado), Ogum, Oxosse, Xangô, Inhaçã, Iemanjá, Ossanha, Obaluaiê-Omulu, Oxalá, além dos Pretos Velhos, entre outros.

* * *

Enviado pela SOUESP souesp@souesp.com.br

SALVE A UMBANDA!!!

10 de março de 2010

Resultado de enquete

Lançamos uma enquete com duração de 30 dias em que a pergunta era:

Na sua opinão quais a melhor forma de se concentrar durante uma gira?

As opções eram:

a) Fechar os olhos e pensar em Deus

b) Imaginar o sítio sagrado daquele orixá ou entidade que está sendo louvado

c) Se fixar no gongá

d) Prestar atenção nos outros médiuns e assim ir buscando sua concentração

e) Simplesmente não me concentro

 

Ontem, 06/03/2010 foi finalizada a enquete e tivemos o seguinte resultado:

40% das pessoas fecham os olhos e pensam em Deus.

33% das pessoas fixam-se no gongá.

26% das pessoas imaginam o sítio sagrado daquele orixá ou entidade que está sendo louvado.

6% das pessoas simplesmente não se concentram.

0% das pessoas prestam atenção nos outros médiuns e assim ir buscando sua concentração

 

Já que o assunto foi “concentração”. Fiz uma busca na internet e vou divulgar um texto bem legal que achei falando sobre esse assunto.

Dentro da Umbanda é fundamental a concentração.

Espero que gostem e façam uma boa leitura.

Concentração é a capacidade de ter em mente apenas um único pensamento, é ter a atenção voltada para um único ponto.
Estamos concentrados quando temos em mente apenas um único objetivo, ou uma única imagem mental.
Se por exemplo, estamos tentando imaginar algo e em nossa mente está passando uma sucessão de pensamentos, vozes e imagens, então não estamos concentrados em nada.
E como fazer para desenvolver a concentração?
Para desenvolver a concentração precisamos nos disciplinar para isto, ou seja, adotar certos hábitos em nosso dia a dia que contribuam para treinar a concentração.
Dessa forma, quando fazermos uma prática seja ela de relaxamento, meditação ou projeção astral, será muito fácil nos concentrarmos porque em nosso dia a dia nos acostumamos a fazer tudo com concentração.
Além disso, ter o hábito de fazer tudo com concentração também nos ajudará no desempenho das tarefas do cotidiano, seja em casa, no trabalho, etc.

Disciplina

A seguir veremos algumas dicas simples, as quais se implantadas em nosso dia a dia, nos ajudarão a desenvolver a capacidade de concentração:

  • Primeiramente deve estar bem claro que só podemos fazer uma coisa de cada vez, e quando estivermos fazendo uma atividade devemos ter toda nossa atenção voltada somente a ela.
    Isso pode parecer óbvio, mas o mais comum é que uma pessoa faça uma determinada atividade e esteja pensando na próxima que precisará fazer depois.
  • Dedique o tempo que for necessário para concluir uma determinada atividade que esteja fazendo e, somente após concluí-la, passe para uma próxima atividade, e assim sucessivamente até terminar o seu dia.
  • Faça seus movimentos com concentração. Estamos muito acostumados a fazer as atividades de forma mecânica, isto é, fazendo determinados movimentos sem prestar atenção, e pensando em outras coisas que não tem relação alguma com o que estamos fazendo.
    Situações muitos comuns onde isto ocorre é quando estamos tomando banho, escovando os dentes, dirigindo o carro, etc.
  • É claro que quando tentarmos nos concentrar em algo nossa mente tentará desviar para outros pensamentos, já que nunca foi submetida a uma disciplina. Quando isto ocorrer devemos trazer nossa atenção imediatamente para onde estávamos concentrados, tantas vezes quanto seja necessário.
  • Se os pensamentos estão insistindo demais em atrapalhar a concentração podemos também lhes aplicar a morte psicológica, pois cada pensamento destes é um eu, um defeito psicológico e, portanto podem ser eliminados.

Seguindo essa disciplina você conseguirá seguramente desenvolver bastante sua capacidade de concentração.
Mas não se esqueça que só conseguirá resultados com prática e continuidade.

Fonte: http://www.divinaciencia.com

8 de março de 2010

Retrato do que repetimos sempre em relação a nossa vida dentro e fora do terreiro

Quando estiver participando de um trabalho, esteja por inteiro, em corpo físico, coração e mente. Não faça das reuniões Preto velho espirituais um encontro social. Antes de começar os trabalhos, medita, ora, entra em sintonia com o trabalho que já está acontecendo. Durante os cantos, busca a sintonia com os Orixás. Nesse momento, você e Eles não estão separados pela ilusão da matéria. Tão juntos. Em espírito e verdade...

_ Acompanha as batidas do atabaque e faz elas vibrarem em todo seu ser. Defuma seu corpo, mas defuma também sua alma, queimando naquela brasa seu ego, sua vaidade, seu individualismo, que lhe cega os sentidos.

_ Trabalha, aprende, louva, cresce meu fio. Mas o mais importante: Leva isso pra fora do terreiro! Lá dentro, todo mundo é filho de pemba, todo mundo tá de branco, todo mundo ama os Orixás...

_Mas aqui fora, logo na primeira dificuldade, duvidam e esquecem dos ensinamentos lá recebidos. Aqui fora, num tem caridade, fraternidade, Orixá, espiritualidade. Mas a Lei de Umbanda não é pra ficar contida no terreiro. A Lei de Umbanda é pra estar presente em cada ato nosso. Em cada palavra, em cada expressão de nosso ser...

_Percebe fio? Você é médium o tempo todo, não só no dia de trabalho, mas todo dia. Você é médium até quando tá dormindo...hehehe

Pai José fez uma pausa e eu fiquei a pensar a respeito da responsabilidade do trabalho mediúnico. De quantos médiuns por aí nem tinham idéia do trabalho espiritual que as muitas correntes de Umbanda desenvolvem. De como, a vivência de terreiro, demandava uma mudança interior, uma postura diferente em relação à vida. Enquanto pensava a respeito, pai José disse:

_ É por aí mesmo fio. A partir do momento que a pessoa internaliza os valores espirituais, um novo mundo, cheio de novas perspectivas surge. Novas idéias, novos ideais. Uma forma diferente de encarar a vida. Esse é o resultado do trabalho. A caridade não é mais uma obrigação, mas torna-se natural e inerente ao próprio ser, assim como a respiração. A sintonia acontece esteja onde ele estiver, carregando consigo a Lei da Sagrada Umbanda em seu coração...

_ Lembre-se: Aruanda não é um lugar! Aruanda é um estado de espírito... Você a carrega para onde for. Isso é trabalho. Isso é sacerdócio. Isso é viver buscando a espiritualização...

_ Por isso, meu fio, faz de cada trabalho espiritual que você participar um passo em direção a esse caminho. Um passo em direção a unidade com o Orixá. Cada reunião, um passo... Sempre!

 

Esse texto recebi e veio sem a fonte, o autor do mesmo. Por ser um belo texto resolvi compartilhar em nosso blog.

Aproveitem para refletir com essas belas palavras!!!

2 de março de 2010

O USO DO FUMO NOS TERREIROS DE UMBANDA

charutos_cubanos

O fumo é a erva mais tradicional da terapêutica psico-espiritual praticada na Umbanda. Originário do mundo novo, os nativos fumavam o tabaco picado e enrolado em suas próprias folhas, ou na de outras plantas, conhecendo o processo de curar e fermentar o fumo, melhorando o gosto e o aroma.

Durante o período físico em que o fumo germina, cresce e se desenvolve, arregimenta as mais variadas energias do solo e do meio ambiente, absorvendo calor, magnetismo, raios infravermelhos e ultravioletas do sol, polarização eletrizante da lua, éter físico, sais minerais, oxigênio, hidrogênio, luminosidade, aroma, fluidos etéreos, cor, vitaminas, nitrogênio, fósforo, potássio e o húmus da terra. Assim, o fumo condensa forte carga etérea e astral que, ao ser liberada pela queima, emana energias que atuam positivamente no mundo oculto, podendo desintegrar fluídos adversos à contextura perispiritual dos encarnados e desencarnados.

O charuto e o cachimbo, ou ainda o cigarro, utilizados pelas entidades filiadas ao trabalho de Oxalá são tão somente defumadores individuais. Lançando a fumaça sobre a aura, os plexos ou feridas, vão os espíritos atuando em benefício daqueles que os procuram com fé.

Os solos com textura mais fina, com elevado teor de argila, produzem fumos mais fortes, como os destinados a charutos ou fumos de corda, enquanto os solos mais arenosos produzem fumos leves, para a fabricação de cigarros. No fabrico dos charutos (palavra derivada do tâmil churutu), as folhas, após o processo de secagem, são reunidas em manocas de 15 a 20 folhas e submetidas a fermentação, destinada a diminuir a percentagem de nicotina, aumentar a combustividade do fumo e uniformizar a sua coloração. Os tipos de fumo mais utilizados na confecção dos charutos brasileiros são: Brasil-Bahia, Virgínia, Sumatra e Havana.

Os charutos de fumo grosseiro e forte são peculiares à magia dos Exus, enquanto os charutos de fumo de melhor qualidade são usados por Caboclos. Já os Pretos-Velhos dão preferência aos cachimbos, nos quais usam diversos tipos de mistura de ervas, como o alecrim, a alfazema e outros, além de utilizarem cigarros de palha, impregnando assim os elementos com a sua própria força espiritual, transformando o tradicional "pito" em um eficiente desagregador de energias negativas. Desta maneira, como o defumador, o charuto ou o cachimbo são instrumentos fundamentais na ação mágica dos trabalhos umbandistas executados pelas entidades. A queima do tabaco funciona como um defumador individual, próprio, dirigido ao objetivo do Guia, que não traz nenhum vício tabagista, como dizem alguns, representando apenas um meio de descarrego, um bálsamo vitalizador e ativador dos chakras dos consulentes. Vemos assim que, como ensinou um Pai Velho, "na fumaça está o segredo dos trabalhos da Umbanda".

Fonte: Jornal Umbanda Hoje

BANHO FORTE DE DESCARREGO (Inclusive para afastar obsessor).

Tomar do pescoço para baixo.Deve-se fazer este banho com água fria apenas.

A0EAHB
Receita:
1 litro de água fria
1 copo de leite frio
1 boneca de anil
1 tampinha de amônia
Tomar antes um banho com sabão neutro ou da costa.
Após jogar este banho no corpo e deixar mínino de 10 min.
Lavar e tomar seu banho com uma essência do seu Orixá .
Quem não souber use apenas algumas gotas de seu perfume na água ou banho de essência
de rosas brancas,ou mesmo pétalas da rosas branca em efusão.(Pode-se jogar na cabeça)
No dia seguinte pode-se fazer durante 3 dias o banho energizante abaixo.