Seja bem vindo, você é o visitante nº

26 de maio de 2010

Renovações em nosso blog

Estamos fazendo vovas reformulações em nosso blog.

Em breve teremos um blog com a imagem renovada e diversas atualizações feitas por nós do Templo de Umbanda Olhos de Lince que temos aqui como objetivo de multiplicarmos os nossos conhecimentos.

 

Se você tem idéias, sugestões ou críticas para o nosso blog, me envie um e-mail que com certeza verificaremos a possibilidade de divulgarmos aqui.

fabiosanthiago@gmail.com

 

Conto com todos vcoês e aguardem.

 

Att,

Fábio Santhiago

13 de maio de 2010

SENHORES DA EXPERIÊNCIA E DA HUMILDADE

Em 13 de Maio de 1888 com o decreto dado pela Princesa Isabel, regente do Império quando da assinatura da Lei Áurea, pelo que ficou conhecida como A Redentora, filha do imperador D. Pedro II e da imperatriz Dona Tereza Cristina, deu a,liberdade a todos os negros que eram mantidos como escravos. Em virtude disso no dia 13 de Maio temos o grande orgulho de comemorarmos na Umbanda o dia dos Pretos Velhos.

Figura1

Feijoada de Preto Velho servida em 2009 em nosso terreiro

Os Pretos Velhos são os senhores da humildade, representam a força, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade e são sempre um ponto de referência para todos aqueles que necessitam.

Os pretos Velhos trabalham na linha das almas. São seres desencarnados que voltam ao plano terreno através da incorporação, numa missão de caridade como que resgatando uma dívida espiritual.

Nem todos os pretos velhos foram pretos e velhos. No processo cíclico de reencarnação passaram por muitas outras vidas anteriormente, mas escolheram ou foram escolhidos para realizarem este trabalho utilizando esta roupagem fluídica

O espírito que evolui tem a capacidade de assumir qualquer forma passada, pois ele é energia. A forma com que se apresenta é de acordo com sua missão nas hostes do Cristo.

Com seus cachimbos e fumos eles fazem as suas limpezas. Lembrando que eles não precisão da fumaça no plano espiritual. Aqui quando fumam veiculam com a fumaça fortes vibrações que limpam a Aura e retirando as vibrações negativas dos filhos. 

Estas entidades trabalham muito com a energia de Obaluaê que é voltada para a cura e é ligado a terra.

A linha de trabalho dessas entidades tem as suas características, mas como cada médium possui uma coroa diferente, acaba determinando as diferenças de cada Preto Velho.

Eles são trabalhadores dos Orixás e trazem para sua forma de trabalho a essência daquela força da natureza.

Essas diferenças são primeiramente evidenciadas na maneira de incorporação.

Não é só na forma física que devemos observar as diferenças, mais também a maneira de trabalhar e a especialidade dele.

Em nosso terreiro temos o Seu Rei Congo que lidera os demais velhos da casa. A humildade e o amor que essa entidade nos passa é de uma grandeza maravilhosa que nos deixa leves e firmes para continuar a luta.

Seu Rei Congo é o preto velho que incorpora em nosso dirigente Filipe Cunha desde os 15 anos de idade. Junto com Seu Rei Congo temos outros velhos como Vovó Cambinda, Pai Jurandir, Vovó Maria do Rosário entre outros que estão formando a egrégora da nossa casa.

Assim, neste mês, como todos os anos, o Templo de Umbanda Olhos de Lince estará realizando uma bela gira em homenagem à essas entidades tão fortes e tão presentes em nossa Umbanda. Esse ano será no dia 15 de Maio, a partir das 16h.

Com a ajuda de todos os médiuns da casa preparamos a tradicional feijoada dos Pretos-Velhos. Na hora da gira é levada uma toalha quadriculada nas cores preta e branca e esticada no terreiro, ali é colocada a feijoada que é abençoada por nossos velhos e velhas e posteriormente servida a toda assistência e corpo mediúnico.

Porque a feijoada? O feijão preto era o mais básico e barato alimento na senzala. Plantado, colhido e preparado pelos escravos, na própria fazenda em que trabalhavam, era, às vezes, enriquecido pelas sobras de carne da cozinha da casa grande (geralmente porco). As partes que o senhor branco não comia, como os pés, a orelha, a garganta, o rabo, o focinho, etc., iam direto para o tacho coletivo e assim nascia a feijoada. Salve o dia !3 de maio! Salve os nossos amados(as) Pretos(as) Velhos(as)!

Por Fábio Santhiago