Seja bem vindo, você é o visitante nº

28 de setembro de 2008

DIA 30 DE SETEMBRO - DIA DE SÃO JERÔNIMO (SINCRETISMO COM XANGÔ)

São Jerônimo - Xângo Agodô = Rei da Cachoeira, Senhor da Justiça, Rei das Pedreiras, dos Raios e Trovões e das Forças da Natureza.
Orixá do raio, do trovão, da justiça e do fogo. Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô. Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça. Tudo que se refere a estudos, a justiça, demandas judiciais e contratos, pertencem a xangô.
Segundo Pierre Verger, Xangô é viril e atrevido, violento mas ao mesmo tempo justiceiro, castiga os mentirosos; é uma espécie de ministro da justiça do panteão espiritual.

Xangô é visto como um misto de admiração e profundo respeito, também solicitado em todas as pendências, notadamente as judiciais. Popularmente é muito comum ascenderem velas marrom (cor da terra e da pedra) com o intuito de direcionar a justiça a nosso favor e certamente teremos resultados favoráveis.
Xangô é o rei das pedreiras, senhor dos raios e do trovão, pai da justiça e o orixá que gera o poder da política. Guerreiro, bravo e conquistador.
Xangô é a ideologia, a decisão, a vontade, a iniciativa. É a rigidez, organização, o trabalho, a discussão pela melhora.
Saudação: Kaô Cabecile! Kaô Cabecile! Kaô Cabecile!

Nenhum comentário: