Seja bem vindo, você é o visitante nº

22 de setembro de 2008

Festa dos Erês do Templo de Umbanda Olhos de Lince

No dia 20 de Setembro, o Templo de Umbanda Olhos de Lince realizou um gira em homenagem aos nossos tão adorados erês.
Tivemos uma verdadeira festa com a presença de todos os erês de nossa casa e convidados que foram prestar as suas homenagens as nossas crianças.
A palavra Eré vem do yorubá, iré, que significa "brincadeira, divertimento". Daí a expressão siré que significa “fazer brincadeiras”.
A Criança na Umbanda é apenas uma manifestação de um espírito cujo desencarne normalmente se deu em idades infanto-juvenis.
Com Criança tudo pode acontecer. Quando incorporadas em um médium, gostam de brincar, correr e fazer brincadeiras (arte) como qualquer criança.
A festa de Cosme e Damião, santos católicos sincretizados com Ibeiji, à 27 de Setembro é muito concorrida em quase todos os terreiros do pais. Uma curiosidade: Cosme e Damião foram os primeiros santos a terem uma igreja erigida para seu culto no Brasil. Ela foi construída em Igarassu, Pernambuco e ainda existe.
A Falange das Crianças é uma das poucas falanges que consegue dominar a magia. Embora as crianças brinquem, dancem e cantem, exigem respeito para o seu trabalho, pois atrás dessa vibração infantil, se escondem espíritos de extraordinários conhecimentos. Imaginem uma criança com menos de sete anos possuir a experiência e a vivência de um homem velho e ainda gozar a imunidade própria dos inocentes. A entidade conhecida na umbanda por erê é assim. Faz tipo de criança, pedindo como material de trabalho chupetas, bonecas, bolinhas de gude, doces, balas e as famosas águas de bolinhas -o refrigerante e trata a todos como tio e vô. Os erês são, via de regra, responsáveis pela limpeza espiritual do terreiro.
Nesse pequeno texto podemos notar um pouco da importância essas tão importantes crianças, lembrando que qualquer que seja a brincadeira deles, todas tem um fundamento.
Abaixo, algumas fotos de nossa homenagem aos ERÊS que antecipadamente comemoramos no dia 20/09.
Nosso gongar e atabaques preparados para a homenagem as crianças.

Nossa preparação para mais uma bela gira.

Nossos erês em terra, trabalhando e nos ajudando sempre.

Nossos aniversariantes do mês tiveram convidados especiais, os erês.

Os doces servidos no centro do nosso templo, muito axé!!!

O bolo das crianças e dos aniversariantes do mês de Setembro.

A imagem que é representante das nossas crianças.

As nossas crianças tiveram até um jardim.

Uma convidada especial, Gabi com nosso irmão Zé Roberto.

Nosso gongar com oxalá, nosso pai!

Mais uma do nosso templo temporário enfeitado para as crianças.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente foi uma gira linda, cheia de luz e magia. Os Erês são os verdadeiros magos da Umbanda e nesta mesma gira podemos comprovar isso, apesar de toda a festa que preparamos, os trabalhos foram realizados com muita seriedade. Viva essas entidades maravilhosas.