Seja bem vindo, você é o visitante nº

14 de abril de 2010

Vem ogum, vem montado em seu cavalo!

O mês de Abril tem um “ar” diferente para nós Umbandistas pois é o mês que reverenciamos de uma forma mais especial uma das Divindades mais populares das religiões Afro-Brasileiras, Ogum Orixá do Ferro, vencedor de demandas, das grandes Guerras e batalhas.

image

 

É tido como um grande guerreiro e suas energias estão ligas a atitude, persistência, perseverança e a capacidade de se levantar, é a própria energia da luta, por isso ele está presente em todos os reinos da natureza e se cruza com todos os Orixás, está em todos os lugares.

Ele rege os trabalhos dos Exús, por esse motivo em nosso Templo temos um local reservado para depositarmos suas energias, junto a porteira de nossa casa, ele está sempre presente em todas as nossas giras, pois sua função está ligada a firmeza e segurança de todos os trabalhos.

Na Umbanda se tornou mais popular ainda devido ao forte sincretismo que tem com São Jorge, que é um dos Santos mais fortes e populares dentro do Catolicismo. No Rio de Janeiro o mesmo tem tantos fiéis que a cerca de 6 anos o dia 23 de Abril é feriado nesta cidade, para que os fieis tenham o dia livre para ir as missas e procissões, assim como os Umbandistas poderem também prestar suas Homenagens ao Orixá. Quase 100% dos Terreiros de Umbanda rendem homenagens e oferendas ao Grande Guerreiro, os mesmo se enfeitam com flores e fitas vermelhas, alguns fazem vigília e procissões, pedindo, força, proteção, equilíbrio, abundância e abertura dos caminhos.

Saudação: Ogum nhê! Patakori Ogum! 

Ogum nhê! = Salve Ogum!

Patakori Ogum! = Patakori vem de pataki (principal, importante, supremo) + ori (cabeça, coroa) então Salve Ogum o principal da cabeça ou o Cabeça Principal. Ou ainda o senhor que encabeça. Que vem primeiro, na frente.

Características básicas dos regidos por Ogum: geralmente são pessoas persistentes, determinados, perseverantes, que têm “temperamento forte”, não desistem facilmente de nada que tenham se determinado a fazer ou a conquistar. Geralmente são pessoas determinadas e batalhadoras.

O Templo de Umbanda Olhos de Lince prestará suas homenagens a Ogum no dia 24/04/10 às 17hs .

Por Filipe Cunha – Dirigente do Templo de Umbanda Olhos de Lince

Nenhum comentário: